quinta-feira, 25 de junho de 2009

Como o vento

Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Peregrinar por esse Caminho não é tarefa fácil, requer de nós a audácia da criança que se lança nos braços do pai, sem medo e sem constrangimentos. Para trilharmos a via que o Espírito nos conduz, temos que ser como o vento: livres.

O caminhar cristão é uma verdadeira aventura. A cada esquina uma surpresa. Enquanto alguns (ou será a maioria?!) prega que nessa trilha há um rio de bênçãos sem fim, outros (muito poucos!) acreditam que viver no Caminho é como o verso de João: "... você não sabe de onde vem, nem para onde vai...". Confesso que acredito firmemente na segunda opção. Destarte do que possa parecer, isso me deixa feliz, pois a cada trombada ou como diria o poeta, a cada pedra no caminho, vejo minha limitação e posso perceber a grandeza do meu Deus.

É triste ver que um outro evangelho, diferente daquele que Jesus e seus verdadeiros apóstolos pregaram, reina no mundo. Ainda bem que isso não me assusta mais, e o próprio Jesus nos alertou quanto a isso em várias passagens bíblicas. Quero viver a simplicidade do verdadeiro Evangelho que diz: "buscai o Reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas..."

Mas, voltando ao que realmente importa, quero ser como o vento. Quero andar pelo mundo ao sabor da vontade de Deus. Entrar onde tiver que entrar, sair de onde tiver que sair, e fazer minha voz ser ouvida, mesmo que como um ruído qualquer, anunciando as verdades do Reino.

Quero viver a simplicidade proposta no Evangelho da Graça, peregrinando pelo mundo, vivendo um dia de cada vez, sem estresse, sem correrias, sem medos, sem atropelos, sem pressão, sem ter que provar nada a ninguém.

Quero me encontrar com minha verdadeira natureza, que é a santidade proposta pelo Pai. A santidade não alienada, não paranóica e não legalista. Quero a santidade que é resultado de uma profunda experiência da Graça de Deus.

A Palavra diz que o amor de Deus nos constrange. Isso é a mais pura verdade, pois apesar dos nossos pecados, das nossas limitações, da nossa falta de caráter e das nossas mentiras, Ele nos garante que a salvação é irrevogável àquele que crê. Essa Graça imensurável que nos livra da culpa, que nos leva ao céu, é para mim um grande mistério e é nesse Caminho que quero peregrinar enquanto Deus me permitir viver.

Como o vento que toca o rosto das crianças em uma tarde ensolarada, que alivia o calor da mãe atarefada, que dá vigor e ânimo ao pai trabalhador, quero que minha existência proporcione o mesmo para aqueles que me cercam.

Quero um novo Céu e uma nova Terra...

3 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, acredito que muitas de suas palavras vão de encontro com aquilo que deveria ser realidade do cristianismo em nossa geração.

    Só me preocupa o fato de você dizer que essa podridão e esse efeito midiático que vive nossas igrejas nos dias atuais não te assustam mais.

    Não deixe de se assustar, de se indignar com o que vivemos hoje. Esse sentimento nos da a força que precisamos para proclamar ao mundo o verdadeiro Cristo e o que ele realmente quer de nós.

    Creio que esse Blog seja um ato de revolta, uma resposta ou, até mesmo, um grito de basta. Um convite àqueles que também enxergam isso, mas que precisam de uma iniciativa como esta para despertar.

    Que Deus te abençoe e me de forças para trilhar, com você, este caminho.

    Até mais,
    Anderson Siqueira

    ResponderExcluir
  2. Marcos,

    Parabéns, gostei muito do artigo, realmente é muito bom sermos guiados por este vento e peregrinar por este caminho do Kyrios.
    Que Deus possa te abençoar e te iluminar sempre.

    Daniel Leme

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela sua inicativa. Que Deus continue te inspirando para nos abençoar.

    ResponderExcluir