sábado, 25 de julho de 2009

Firmes em Cristo

Na transitoriedade de nossa peregrinação por essa vida, muitas vezes acreditamos ou nem nos damos conta de que se estamos firmes em nossa fé em Cristo não é por mérito nosso. Isso mesmo, por maior que seja o nosso esforço, a nossa auto-justificação, seja ela com a prática de novenas, campanhas de oração, jejuns e etc, ou por obras de caridade, ou por qualquer outra coisa, nada disso nos garante estarmos firmes em Cristo. Somente "Deus faz com que nós permaneçamos firmes em Cristo" [2Co 1.21].

Em minha caminhada cristã, muitas vezes fui e ainda sou inconstante como a água, fiz e continuo fazendo muitas coisas que desagradam ao Senhor. Não tenho vergonha de assumir isso, pois sou falho e pecador e, enquanto eu viver, por mais que eu lute contra tais coisas, vou continuar falhando e pecando, mas por meio da fé, obtenho a graça de ser salvo [Ef 2.8] e permanecer firme em Cristo. Perceba que essas duas coisas fundamentais na vida de um ser humano não vem dele, mas é uma dádiva de Deus!

Como diria Brenan Manning, o amor de Deus por nós é tamanho que chega a ser algo estúpido, pois fazemos coisas estranhas à sua vontade na maior parte do tempo e, mesmo assim, ele nos ama, a ponto de não perdermos a salvação e ainda nos manter firmes em Jesus.

Se pararmos para analisar, pelo menos por alguns instantes, situações que vivenciamos no passado, veremos claramente Deus atuando em nosso favor, mesmo nos momentos mais difíceis. Ele nos mantém firmes e seguros, sem que seja necessário nenhuma ação de nossa parte. No entanto, só percebemos isso depois que a tempestade passa.

Enquanto peregrino por essa vida, tenho pedido a Deus que me dê o domínio próprio e paciência para perceber esses momentos em que Ele me mantém firme em Cristo e, desta forma, possa vislumbrar conscientemente o meu eu morrendo e diminuindo enquanto Cristo vive em mim [Gl 2.20].

Estou cansando de olhar, ouvir e falar a partir de minhas tênues convicções. Quero que Jesus domine meu ser a tal ponto que quando eu olhar para alguém, olhe com os seus olhos ternos e carinhosos, quando eu ouvir um amigo ou um desconhecido, tenha um genuíno interesse por aquilo que está sendo dito e, quando eu falar, fale apenas o necessário.

Pai, ajude-nos a morrer para nós mesmos e deixar Cristo viver em nós!

Um comentário:

  1. Marcos,

    Parabéns, pelas sinceras palavras. realmente não somos nada sem ele.
    Daniel

    ResponderExcluir