terça-feira, 13 de julho de 2010

Fazer o bem


Assim que conclui a leitura das cartas de Paulo aos tessaonicenses, uma questão se levantou para mim: eu tenho feito o bem? Em três momentos dessas epístolas Paulo insiste com os tessalonicenses para que façam o bem: “Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos” [1 Ts 5.15]; Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai (...) dêem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras” [2 Ts 2.16-17]; “Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem” [2 Ts 3.13].

Em seguida a esse questionamento me veio outro: mas, afinal o que será fazer o bem? Diante desses versículos e com uma visão global dessas cartas, só tenho uma definição plausível a respeito do que possa ser “fazer o bem”, ou seja, é uma palavra ou um ato que de alguma forma beneficie uma outra pessoa, sem que com isso, Deus seja ultrajado. Portanto, fazer o bem significa atender a necessidade de uma pessoa sem que se ofenda a Deus.

Voltando à questão inicial, penso que muitas vezes tenho feito o contrário, isto é, ao invés de ser bondoso para com todos, de fazer sempre o bem e de não se cansar de fazer o bem, me vejo retribuindo o mal com o mal a alguém que me chateou (nem que seja em sonho, quando tenho superpoderes a lá Superman) ou quem sabe quando sempre desisto de fazer o bem ou ainda quando me canso de ser bonzinho e viro mauzinho.

Como o diabo que se utilizou da Bíblia para tentar Jesus no deserto, sou tentado pelo espírito farizaico-cristão que vive a me rondar e a me ungir, dizendo: “mas até mesmo Paulo disse que as coisas boas que gostaria de fazer não fazia e as más, que não queria, quando via já estava fazendo...” entre outras pérolas vão surgindo em minha mente como desculpas esfarrapadas, e com poderes paralisantes sobre minha vida. Assim, constantemente me vejo deixando de fazer o bem, mesmo podendo fazê-lo.

É fato que muitas vezes queremos fazer o bem, e sem perceber acabamos fazendo tudo errado, mas em hipótese alguma podemos desistir de fazer o bem, quer por predisposição humana ou sem-vergonhice! Paulo nos ensina que devemos ter cuidado em nosso falar e agir, de maneira que sempre façamos o bem. Assim como ele intercedeu pelos tessalonicenses para que o Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai dessem ânimo a eles, também devemos orar uns pelos outros para que Deus também nos dê ânimo para continuarmos a fazer o bem. Temos que ter em mente que ser cristão é fazer o bem, pois é inerente a essa nova criatura, não podemos nos cansar de ser bondosos.

Com o passar dos anos tenho aprendido que para ser uma pessoa melhor ou bondosa, precisamos nos destituir de nosso egoísmo, de nossa auto-suficiência e ter empatia pelas pessoas que nos cercam. O grande inimigo que teremos que enfrentar para nos tornarmos pessoas que fazem o bem é aquele que vemos todos os dias diante do espelho. E só existe uma maneira de vencermos esse grande inimigo: deixando Jesus assumir o controle.

Quando deixamos Jesus assumir o controle não nos tornamos autômatos, ao contrário, temos uma participação extremamente ativa, nos tornamos um com Ele e começamos a dar frutos provenientes dele, mas que se concretizam por meio de nossa instrumentalidade. Precisamos entender que, sem Jesus, nada podemos fazer [Jo 15.4]. Nossos frutos somente serão verdadeiros se estivermos ligados à Árvore da Vida, e não existem atalhos ou caminhos mais fáceis. Todo e qualquer esforço humano resulta em frustração, desânimo, apatia e dor. Portanto, não se deixe enganar, apenas com Jesus conseguiremos fazer o bem, pois de outra forma estaremos apenas inflando nosso ego e correndo o risco de se decepcionar grandemente com a humanidade.

Como Paulo, prefiro encarar nossa humanidade como capaz de fazer o bem incansavelmente, mesmo diante de lutas, sofrimentos e tristezas. Prefiro olhar o copo meio cheio e crer que Deus é poderoso para transformar minha humanidade desvirtuada naquilo que nasci para ser. Fui constituído para ser imagem e semelhança de Deus e é assim que quero ser, custe o que custar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário